Vote pelo SUS!

FÓRUM DIREITO HUMANO À SAÚDE

A mobilização Vote pelo SUS quer a defesa:

  • Da democracia e dos direitos humanos;

  • Da saúde como direito humano;

  • Do SUS público, estatal, universal, integral, equitativo e com participação popular;

  • Da revogação da Emenda Constitucional nº 95 (EC-95) e da garantia do aumento do orçamento para a saúde;

  • Da luta contra o racismo, a intolerância religiosa, o patriarcado, a LGBTQIA+fobia, o capacitismo, a aporofobia, a violência aos povos indígenas e todas as formas de violência e aniquilação do/a outro/a;

  • Da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, do acesso à saúde das população vulnerabilizadas e todo e qualquer tratamento em liberdade;

  • Do acesso ao conhecimento e a informação como bem público e combate à desinformação (fake news);

  • Da ciência, tecnologia em saúde e da assistência farmacêutica como direito humano;

  • Da segurança e soberania alimentar.

Esta mobilização foi planejada pensando principalmente na importância dos/as conselheiros/as e lideranças da saúde se envolverem diretamente no processo eleitoral, debatendo e defendendo o Sonho SUS. O Projeto SUS carrega em si o conceito ampliado de saúde, entendendo-a como direito e não uma mercadoria. Ele pensa no cuidado integral e pressupõe um projeto de nação democrático.

O período eleitoral é muito importante para propormos, escutarmos e debatermos as propostas dos/a candidatos/as para o país, para a saúde, para a educação, habitação, para o enfrentamento das sequelas da covid-19, para enfrentamento do desemprego, da fome…. Mas, muito importante também é comprometer publicamente os/as candidatos/as  com a defesa do SUS, universal e público. Isso ajuda para que as pessoas façam as suas escolhas por candidatos/as comprometidos/as com as nossas lutas, mas também, para cobrarmos os/as eleitos/as depois durante o exercício do seu mandato!

Neste site você encontrará materiais elaborados para contribuir na luta pelo Projeto SUS! Projeto este, tão bem estampado no tema da XVII Conferência Nacional de Saúde, da qual esta mobilização é parte: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã será outro dia!”. Venha conosco contribuir você também!

plugins premium WordPress