Vote pelo SUS!

FÓRUM DIREITO HUMANO À SAÚDE

Vamos debater direitos humanos na saúde mental através desta conferência livre preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, no Eixo III “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade”. Queremos contribuir na formulação das políticas públicas que desejamos na continuidade da luta pelo cuidado em saúde mental.

O movimento de reforma da saúde mental e o advento do SUS possibilitaram a revisão da compreensão do que significa saúde mental e das diretrizes de cuidado para a população. Não restam dúvidas sobre o rompimento com práticas e discursos de distintas formas de violência, que ainda têm efeitos combatidos nos dias atuais.

Apesar dos avanços significativos, há que se questionar sobre como o atendimento em saúde mental é realizado e sob quais determinantes a população vive, principalmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade, para que tenham vida digna. Debater direitos humanos na saúde mental, através dos princípios do SUS, significa refletir sobre o cuidado digno para a diversidade de usuários do sistema, em territórios múltiplos e atravessados por contextos únicos.

Equidade e cuidado integral enquanto direito humano na Saúde Mental do SUS norteará nossa 1ª Conferência Livre Nacional do Fórum DH Saúde, que será realizada no dia 23 de setembro de 2023, das 14h às 18h, na modalidade virtual, através do Zoom. Você é nosso/a convidado/a. É na luta que se conquistam direitos!

Inscrições até o dia 21/09/23, pelo link: https://forms.gle/KHwNrALECNHLvHot9

SUSpira forte meu coração

Conheça a música produzida para a defesa e valorização do Sistema Único de Saúde

Saúde não é mercadoria
É direito de todos, de todo dia.
SUS é meu, SUS é teu Nós e o SUS
Ninguém mexe com meu SUS

Diálogos sobre o SUS nas Eleições 2022

Esta Trilha foi construída pensando principalmente na importância dos/as conselheiros/as e lideranças da saúde se envolverem diretamente no processo eleitoral, debatendo e defendendo o SUS.

O SUS carrega em si o conceito ampliado de saúde, entendendo-a como direito e não uma mercadoria. Ele pensa no cuidado integral e pressupõe um projeto de nação democrático.

Para ajudar nestes diálogos, escolhemos três grandes desafios do SUS na atualidade a serem pautados. O primeiro, Saúde é direito e não mercadoria, o segundo, Sem financiamento, não há saúde nem direitos sociais, e o terceiro, Saúde é democracia, participação e controle social.

Mobilizar é colocar em movimento, é fazer um chamamento, um convite, é convencer as pessoas que é importante.

plugins premium WordPress